A importância do teatro na Educação Infantil

As aulas especializadas vêm, a cada dia, ganhando mais espaço nas escolas, sobretudo nas infantis. Ao matricular seu filho, os pais se deparam com um leque de possibilidades que promovem diversão, além de desenvolver a motricidade, a cognição e a sensibilidade da criança.
Nesse contexto, a arte surge como uma das opções mais desejáveis. Professores com conhecimento específico em  artes visuais, dança e música já fazem parte do contexto escolar e buscam proporcionar ao aluno experiências de aprendizagem novas e enriquecedoras.
Tão importante quanto as já citadas, o teatro é uma linguagem que auxilia no  desenvolvimento da criança sob vários aspectos:
Ao fazer parte de um jogo teatral, a criança entra num espaço onírico, que potencializa sua capacidade de imaginar e criar. Ao mesmo tempo, vai tomando consciência de que todo jogo tem objetivos e regras para que possa acontecer. Essa mistura é fundamental, pois, com a prática, a criança vai se tornando, individualmente, mais livre e autônoma, mas entende também a importância de pensar coletivamente, do trabalho em grupo, da importância do outro e isso melhora suas formas de se relacionar.
A prática teatral também dá a criança noção de espaço, faz com que ela descubra seus limites e os limites do colega. Desenvolve suas habilidades de leitura, sua expressão, capacidade de observação, coordenação motora e oralidade. Amplia seu conhecimento sobre a história e a cultura em que está inserida.
Além disso, ao contrário do que se pensa, a linguagem teatral é acessível a todos. Não são necessárias habilidades específicas para viver essa experiência. Cada criança traz sua vivência, suas emoções, suas formas de se relacionar para o jogo e, nesse processo, todos aprendem a lidar com a diferença e a enxergar o outro como parte importante do todo.
É por isso que a possibilidade de experimentar o teatro ainda na infância é tão enriquecedora e, muitas vezes, transformadora. Porque, muitas vezes, a criança descobre no campo imaginário respostas para suas próprias perguntas, soluções para seus próprios medos, ganhando, assim, confiança para superar os obstáculos que venha a enfrentar.
Mariana Bizzotto – Professora de teatro do Instituto Educacional Sonho Infantil
Jóia Lopes e Juliana Fernandes – Coordenadoras do Instituto Educacional Sonho Infantil