Faça as unhas no pós parto

Cinco dicas para você aproveitar ao máximo os primeiros dias com o seu bebê

Quem já passou pelo pós-parto sabe: os primeiros 40 dias após a chegada de um filho são únicos, as emoções estão à flor da pele, a rotina é uma surpresa diária e a imprevisibilidade dos fatos e eventos pode significar desde uma grande diversão a um difícil momento de stress e readaptação a vida.
Por isto alguns cuidados devem ser tomados para que estes dias sejam sempre lembrados como dias maravilhosos, apesar de imprevisíveis. Leia abaixo cinco dicas essenciais:

1- SE PRIORIZE
Até ontem você era o ser mais importante do planeta. Hoje, o ser mais importante é ele, o bebê. Certo? Errado. O ser mais importante continua sendo você. Seu bebê necessita 100% de cuidados e a grande parte deles serão realizados por você. Por isto, você precisa estar bem. Se pergunte todas as manhãs: “Eu estou bem? De que eu preciso hoje?”. Busque realizar pequenos prazeres que te façam sentir bem. Vale dormir uma noite completa, fugir uma hora para um banho de banheira demorado, tomar aquele sorvete proibido, ou até sair para comprar aquela roupa que estava namorando desde a gravidez e que agora já te serve.

2- FAÇA UM DIÁRIO
Você precisa falar, precisa ter alguém, adulto, para compartilhar seu dia a dia, suas dificuldades, suas vitórias, suas descobertas, seus medos, frustações, decepções com a nova vida de mãe. Mas às vezes, no momento em que precisa conversar, não tem um ouvinte por perto, não aquele com quem gostaria de desabafar. Então, escreva! Coloque seus sentimentos no papel e verá como é divertido lê-los um ano depois e ver como seu bebê cresceu tão rápido e como você deu conta de tudo!

3 - PEÇA AJUDA
Até ontem você fazia tudo sozinha: cuidava da sua vida, da vida do marido, da casa, do trabalho e ainda tinha uma vida social e familiar intensa. Some todas as horas que gastava para realizar tudo isto e acredite: seu bebê irá precisar de todas elas. Por isto é quase impossível cuidar do bebê sozinha e ainda continuar fazendo outras coisas. Por uma simples questão de tempo – o dia continua tendo 24 horas – e de fisiologia humana – seu corpo continua precisando de tempo para descansar. Quem encara o pós parto sozinha, sem ajuda, certamente está arriscando transformar dias saborosos em dias cansativos.

4- JOGUE FORA OS PRECONCEITOS
Você já tinha observado várias recém-mães, leu livros, se planejou: iria ficar em casa 40 dias sem vida social, se dedicando apenas à cria, à amamentação, à sua reorganização. Mas agora se passaram 7 dias da licença-maternidade e tudo o que você quer é ter sua vida social de volta. Isto significa que você não ama seu bebê? Claro que não! Isto significa que você é uma mulher normal e precisa ser você mesma. Esqueça os padrões sociais e familiares e siga seu coração. Viva intensamente cada momento com seu bebê, mas se respeite. Você não tem que ser o que sua mãe, sua sogra, sua cunhada ou sua melhor amiga foram no pós-parto. Você tem que se conectar com sua essência e construir seu jeito de ser mãe, que é único!

5- FAÇA AS UNHAS
Você precisa se cuidar. Seu corpo acabou de passar por uma grande transformação, nós sabemos. Mas tem como ser uma mãe linda, sim. Programe com sua manicure uma ida até a sua casa e, se for possível, vá você mesma até o salão de beleza, aproveitando o momento para sair um pouco de casa e sentir ares diferentes. Você irá retornar com outro ânimo e pronta para encher seu bebê de beijos e amores!

Quésia Villamil, médica Obstetra e Diretora de Comunicação do Instituto Nascer - CRM-MG 40477