Bebês aprendem inglês? Como?

Não há como negar: aprender inglês é uma necessidade. O ambiente bilíngue não é mais uma opção e sim uma realidade cada vez mais frequente e os estudos de uma segunda língua, hoje, começam cada vez mais cedo. Pesquisas comprovam que iniciar estímulos linguísticos de uma segunda língua a bebês facilita o aprendizado. Mas os pais sempre têm dúvidas sobre quando e qual o melhor momento para introduzir o aprendizado de inglês a seus filhos.

Estudos científicos realizados sobre o assunto mostram que durante a fase pré-linguística, a criança está muito receptiva e atenta aos estímulos sonoros que recebe. O cérebro infantil sintoniza-se com os sons das línguas e é capaz de perceber nuances e características sonoras muito próprias de cada idioma.

O neurologista Oliver Sack, um dos idealizadores desse estudo, afirma que a música ativa mais regiões do cérebro que a linguagem e as crianças possuem maior facilidade para aprender palavras através de sons. Foi concluído que é possível ensinar um idioma diferente da língua materna para um bebê que ainda não fala. 

A pesquisadora norte-americana Patricia Khul elaborou uma análise que demonstra que desde o nascimento à idade de 7 anos, as crianças são gênios na aprendizagem de línguas. Após esse período, a habilidade começa a cair de forma drástica, antes de se estabilizar, por volta dos 17 ou 18 anos. Como os bebês aprendem outra língua é ainda um mistério a ser desvendado pela neurociência. Mas o fato é que eles respondem precocemente ao estímulo oferecido em outra língua, principalmente em contexto social.

Quando a exposição a estímulos linguísticos é aliada ao universo musical, os benefícios para o desenvolvimento da criança crescem consideravelmente. Tal como um idioma estrangeiro, a música também possui estruturas e regras específicas, que potencializam a atenção e a capacidade de ouvir. A possibilidade de explorar ludicamente as estruturas sonoras das palavras, o seus significados e padrões de entonação contribuem com a assimilação do código oral. Incluir o uso de canções durante o processo de aprendizagem do bebê também instiga o desenvolvimento físico, social e intelectual.

O empenho em conciliar ambos os campos resultou no curso “Babies & Sounds”, um projeto inédito em Belo Horizonte, destinado a bebês dos 6 meses aos 3 anos de idade e desenvolvido pelas escolas Allegretto Educação Musical e Blue Bell Idiomas. Esse curso consiste em encontros semanais, nos quais as crianças vivenciam a música e a língua inglesa por meio de canções, movimentos corporais e brinquedos, a partir das orientações de um professor de cada uma das áreas. Durante as aulas, os professores falam apenas em inglês e encorajam os pais – que participam ativamente de todo o processo – a fazer o mesmo, interagindo e brincando com os bebês.

BLUE BELL IDIOMAS ????