Consulta Pediátrica Pré-Natal

Você sabia que a primeira consulta pediátrica do bebê deve ocorrer antes mesmo do seu nascimento? Nem todo mundo sabe, mas para um pré-natal bem sucedido, é fundamental que se inclua uma consulta a um pediatra! Nessa consulta, além da oportunidade de conhecer e criar um vínculo de confiança com o pediatra, os futuros pais poderão esclarecer dúvidas e receber informações fundamentais para garantir um crescimento saudável para sua criança.

A consulta pediátrica pré-natal significa o primeiro cuidado preventivo que se tem com a saúde da criança. Vários estudos têm mostrado que as consultas de acompanhamento nos períodos pré e perinatal conseguem reduzir a mortalidade materna e do recém-nascido. O ideal é que ela seja realizada no final da gestação, a partir de 32 semanas. Neste primeiro contato com o pediatra, serão abordadas questões relativas à saúde da mãe durante a gestação, aos antecedentes de saúde dos pais e às possíveis implicações que isso poderá trazer à saúde da criança.

A chegada de um bebê traz muitas mudanças, seja para "pais de primeira viagem", seja para pais já experientes. Na consulta pediátrica pré-natal há espaço para abordagem psicológica das funções materna e paterna, das questões relativas ao relacionamento com irmãos e de polêmicas tais como o uso de chupetas, cuidados com o coto umbilical e cólicas do lactente.

O pediatra é o profissional habilitado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a saúde e a adaptação do recém-nascido. Informações relativas à amamentação, ao sono do bebê, aos cuidados de higiene e bem estar, à segurança da criança no transporte e no domicílio, serão tratadas de forma especial na consulta pré-natal, preparando os futuros pais para receberem a criança mais seguros e confiantes. Cabe ao pediatra o papel de auxiliar na identificação de situações de risco para a saúde do bebê e orientar sobre o melhor cuidado a ser oferecido.

Conhecendo o seu pediatra antes do nascimento de seu filho você poderá se informar ainda sobre os cinco testes fundamentais de triagem para o recém-nascido (Teste do pezinho, Triagem auditiva neonatal ou Teste da orelhinha, Teste do coraçãozinho, Teste da linguinha e Teste do reflexo vermelho ou Teste do olhinho). Tais testes visam a identificação precoce de condições que comprometam a saúde da criança.

A escolha do seu pediatra pode se dar através de indicações profissionais ou de conhecidos mas é importante analisar vários fatores que vão desde a empatia até a facilidade de acesso e disponibilidade do profissional.

Certifique-se ainda de que seja um profissional que faça parte da Sociedade Brasileira de Pediatria, assegurando uma assistência atualizada e baseada em evidências científicas para o seu filho.

O estabelecimento do vínculo com o pediatra na consulta pré natal facilitará a marcação da primeira consulta do recém-nascido, que deverá ocorrer idealmente até o décimo dia de vida, quando serão verificadas as medidas antropométricas da criança, o exame físico geral (incluindo avaliação de icterícia) e o aconselhamento sobre as primeiras vacinas. A partir daí, as avaliações de seguimento terão uma frequência mensal, devendo haver disponibilidade para avaliações ocasionais, sempre que se fizer necessário.

Para se preparar para a sua consulta pré-natal pediátrica anote todas as suas dúvidas e não se esqueça de levar os exames realizados durante a gestação.

Dra. Fernanda Ribeiro
Médica Pediatra – CRM 52581/ RQE 31097