Grávida no Divã: 4ª trimestre de gravidez !

A mulher enfrenta uma avalanche de transformações físicas, hormonais e emocionais após o parto. Vamos conversar sobre o 4º trimestre de gestação. Sim, ele existe e precisamos falar sobre o que acontece após o parto! O quarto trimestre corresponde ao período após o nascimento do bebê que pode ser estender além das 12 semanas após o parto. Este assunto é pouco abordado pois as atenções estão concentradas no pré-natal e parto. Este período é importante também, pois ocorre uma dissociação entre a expectativa e a realidade.

Esta dissociação pode ser encarada de maneira mais amena se houver uma abordagem adequada no período após o parto. A famosa questão: “Coisas que ninguém disse sobre a maternidade e que você precisa saber” vem à tona.

É comum que em vez de felicidade, muitas sintam-se sozinhas, confusas, sem saber se darão conta de cuidar do bebê que acabaram de levar para casa. E aí bate a culpa por não entender como não se sentem felizes neste momento que deveria ser só alegria e realização. Estima-se que até 85% das mulheres passem pelo chamado baby blues após o parto – fase de choro e irritação. O baby blues costuma desaparecer cerca de 15 dias após o nascimento do bebê. Se os sentimentos persistirem é aconselhável procurar orientação profissional.

O cuidado pós-parto tem que ser estruturado para que possa incluir a prioridades das mulheres, pois muitas vezes são ignoradas ou desconhecidas. Pesquisa realizada entre as mulheres que realizam pelo menos uma consulta após o parto demonstra que 43% destas relatam falta de informações sobre métodos contraceptivos e mais da metade relata poucas informações sobre a sobrecarga emocional, intervalo entre as gestações e orientações sobre a sexualidade após o parto.

A melhor forma de ajudar uma mãe que acabou de dar à luz é permitindo-lhe que ela tenha tempo para descansar, tomar um banho, cochilar. Para isso, nada melhor que ajudando com coisas da vida prática, como planejamento com a comida, roupa e arrumação da casa. Todo mundo gosta de visitar, levar presentes, conhecer o bebê. Mas ajudar nas tarefas maternas ninguém lembra. A melhor forma de ajudar é escutá-la e conversar sobre os sentimentos dela.

Mulheres precisam de suporte após o parto, sendo que alguns problemas podem ser exacerbados neste período. Muitos destes problemas podem ser resolvidos simplesmente com atenção na consulta após o parto. Temas como planejamento familiar, métodos contraceptivos, informações sobre medicamentos seguros durante a amamentação devem ser abordados. A abordagem mais adequada seria perguntar sobre quando e se tem vontade de ter mais filhos. Além disso, informações sobre sangramento uterino após o parto, inchaço de pernas, controle sobre perda de urina e recuperação física após o parto são também importantes. Portanto é fundamental marcar a consulta após o parto para conversar sobre o que está sentindo sobre a nova vida de mãe.

Equipe Pnar
Dr. Maurilio Trigueiro - CRM 37004
Dra. Cassiana Bastos Campos - CRM 33352